terça-feira, 15 de abril de 2008

Conferência Latino-Americana sobre Pesquisa e Inovação em Saúde na América Latina





Começa nesta terça-feira, 15/04 às 19h30, no hotel Sheraton/RJ a I Conferência Latino-Americana sobre Pesquisa e Inovação em Saúde.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências, conquistas e desafios, na área de ciência e tecnologia em saúde, entre países da América Latina. O evento seguirá até a próxima sexta-feira (18).
O debate contará com profissionais da área de ciência e tecnologia, representantes de instituições de ensino e pesquisa, gestores de saúde e de ciência e tecnologia, profissionais de saúde e pesquisadores. Entre eles, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Reinaldo Guimarães, e a Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Suzanne Serruya, ambos do Ministério da Saúde. O evento é uma parceria entre Ministério da Saúde, o Council on Health Research for Development (Cohred), o Global Forum for Health Research, o INSalud México, a NicaSalud Network Federation e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/Brasil).
A Conferência servirá para que os países participantes tomem conhecimento de como está o desenvolvimento dos sistemas latino-americanos de pesquisas em saúde. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, o encontro busca definir, entre outras coisas, estratégias e ações para uma futura cooperação no âmbito da América Latina. "A idéia é estimular a formação de parcerias que possam atender às demandas de eqüidade em saúde e de desenvolvimento por intermédio da pesquisa científica e de ampliar o interesse de agências de fomento externas no apoio a este processo", explica.
A Conferência será organizada em quatro grandes temas:
I - Sistemas Nacionais de Pesquisa em Saúde
II - Financiamento à Pesquisa em Saúde
II - Inovação, Desenvolvimento de Produtos e Acesso
IV - Recursos Humanos para a Pesquisa em Saúde
Na oportunidade será discutida também uma colaboração regional que possa promover a integração dos grupos participantes para tratar da cooperação Sul-Sul, ou seja, dos paises em desenvolvimento na América Latina. O projeto procura envolver as redes de pesquisa regionais existentes, institutos de pesquisa e agências de fomentos, com o objetivo de estimular essa colaboração.Outras informações sobre o evento estão disponíveis no endereço eletrônico: www.cohred.org/main/healthresearchlatinamerica.php Informe-se sobre o 'MAIS SAÚDE' acessando o hotsite do programa. Clique aqui
Atendimento ao cidadão :
0800 61 1997 ou 61 3315-2425

Fonte: www.saude.gov.br/

Nenhum comentário: