quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jurema Werneck -SUS e Democracia





"A existência do Sistema Único de Saúde representa mais um instrumento para a realização da democracia. A saúde como direito de todos e dever do Estado está presente na Constituição Federal, no artigo 196. O Estado precisa, portanto, prover ações e serviços de saúde.

As organizações negras, desde os tempos da escravidão, advogavam para que as obrigações do Estado sejam cumpridas e garantidas pelo próprio Estado, não terceirizadas ou privatizadas.

A existência do SUS realiza esse desejo de democracia. Além disso, 80% da população negra que busca serviços de saúde recorrem ao SUS, não apenas por motivos financeiros, mas por entender e querer a realização de um Estado de justiça social. Num Estado de justiça social, há escola pública, saúde pública, etc.

O SUS é fundamental não apenas porque é lá que vamos encontrar assistência e atenção à saúde, mas porque é lá que devemos encontrá-las. Não é na Golden Cross ou na Amil. Até porque, diante do aumento expressivo de usuários de planos de saúde, incluindo boa parte da população negra, essas empresas estão fechando, falindo, desistindo. Elas querem lucro, mas o consumo está muito alto. Daqui há pouco, não darão conta da demanda. "


Leia na íntegra a entrevista de Jurema Wernek ao ÌROHÌN - http://www.irohin.org.br/

Nenhum comentário: